alimentos prejudiciais aos dentes-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Alimentos prejudiciais aos dentes
28/04/2016
mau-halito-nunca-mais-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Mau Hálito Nunca Mais!
12/05/2016
Exibir tudo

Mastigação: Onde você pode melhorar

mastigacao-orthoclinica-dentista-sbc-abc

Mastigar os alimentos evita indigestão

A ação de mastigar os alimentos não é nato, é aprendido logo que os primeiros dentes nascem. Por volta dos 4 ou 5 anos, o ato de mastigar está desenvolvido. Daí em diante, o processo será realizado da forma como foi praticado até então. Por isso, desde cedo é preciso ensinar as crianças a mastigar os alimentos. A boa mastigação antes de deglutir os alimentos é muito importante para a digestão. Quem não mastiga ou come com muita pressa está sujeito a ter indigestão. Todo o processo digestório tem início na boca, ou seja, os alimentos devem chegar ao estômago em menor tamanho e triturados para que seja realizada a digestão de forma satisfatória, do contrário, o estômago terá mais trabalho e ficará mais lento também. Aí começam aquelas dores incômodas, você sentirá seu estômago muito cheio, como se tivesse comido exageradamente, ainda que isso não tenha ocorrido, poderá ter azia e até a sonolência depois da alimentação pode ser gerada pela mastigação inadequada. Saiba mais sobre o assunto e observe se você mastiga muito bem os alimentos, se não for o seu caso, ainda dá tempo de mudar.

Fases da Mastigação

Enquanto o alimento está na boca, três fases são realizadas antes de chegar ao tubo digestório. São elas:

  1. Incisão – desde que o alimento é colocado à boca até o corte em pedaços pequenos, com a ajuda da língua, bochechas e dentes.
  2. Trituração – é a fase em que os dentes pré-molares mais trabalham, porque deve levar mais tempo para cortar os alimentos, deixando-os bem pequenos.
  3. Pulverização – é a quebra dos pequenos pedaços para deixá-los menores.

Funções de cada grupo dentário

Os quatro dentes da frente são os incisivos, cuja função é segurar e cortar a comida. Já os caninos são aqueles pontiagudos que estão posicionados depois dos incisivos, eles são os dentes mais fortes da boca, pois necessitam usar toda a força para perfurar e rasgar o que comemos. Na sequência, encontram-se os molares e os pré-molares, esses dentes são os trituradores dos alimentos.

Dicas para ajudar a digestão

Depois de entender a função de cada grupo de dentes, veja como melhorar a digestão e aproveitar ao máximo todo o sabor das refeições:

  1. Coma devagar, mastigue os alimentos até perceber que estão bem triturados. Além de sentir o sabor, preparar o alimento para a digestão, você dará tempo para seu cérebro emitir mensagens ao corpo de saciedade.
  2. Sente-se, pois comer de pé é um indício de que a pressa tomará conta de você.
  3. Mantenha-se atento à refeição, de preferência não coma assistindo a TV ou em interação com amigos por meio das redes sociais. Um dos dois atos exigirá sua atenção, a mastigação poderá ficar em segundo plano, o que não será nada bom ao término da alimentação.
  4. Não beba líquidos durante as refeições, pois você não realizará a mastigação adequadamente, deixando que o líquido empurre os alimentos para o estômago.

Lembre-se sempre de que a Saúde Bucal é importante para que o sistema digestivo funcione adequadamente. Por isso, se tiver qualquer sintoma de que sua boca não está saudável, procure um profissional da odontologia para lhe ajudar. Nós, da OrthoClínica, estamos aguardando sua visita.

Bom apetite e até a próxima!

Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada

cta_recompensa_blog_ortho_2

 

Os comentários estão encerrados.