lente-de-contato-dental-o-segredo-do-sorriso-perfeito-OrthoClinica
Lente de Contato Dental: o Segredo do Sorriso Perfeito
21/07/2016
faceta-de-porcelana-sorriso-bonito-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Faceta de Porcelana: Sorriso bonito ao alcance de todos
21/07/2016
Exibir tudo

Bruxismo Infantil: por que as crianças rangem os dentes?

bruxismo-infantil-orthoclinica-dentista-sbc-abc

Já conversamos em outro post sobre o Bruxismo. Esse é um comportamento que leva a pessoa ranger os dentes, principalmente, enquanto dorme. As Causas são diversas, assim como os Sintomas. Apesar de ser muito comum em adultos, as crianças também podem desenvolver esse problema e, na maioria dos casos, passar imperceptível para os pais.

Você já observou seu filho dormindo? Veja como identificar se ele tem ou não Bruxismo Infantil, conhecendo as Causas nessa idade. Veja também como tratar imediatamente e evitar sérios danos para a criança.

O que é o Bruxismo Infantil

Não é muito diferente do Bruxismo que acomete adultos. De forma consciente ou inconsciente, a criança passará a ranger e apertar os dentes, causando uma reação de atrito entre eles e, consequentemente, diversos outros problemas para a saúde. As razões para que isso aconteça são diversas. Observar o comportamento do seu filho e sempre a melhor saída nesse caso.

Quais as principais Causas do Bruxismo em crianças

O Bruxismo Infantil acontece por diferentes razões e algumas delas bem inibidas. Profissionalmente ele se divide em dois: Patológico e Fisiológico. Conheça dos dois tipos e as suas Causas:

Bruxismo Infantil Patológico

Na maioria dos casos, o problema acomete crianças a partir dos três anos de idade. Como principal causa, os profissionais atestam sempre alguma desordem emocional. Isso não significa que seu filho tenha algum problema mais sério, mas uma simples ansiedade infantil pode levá-lo a desenvolver esse ranger dos dentes tão prejudicial. É preciso observar o comportamento da criança nesses casos.

Além da razão emocional, o Bruxismo Infantil também pode surgir por desconforto na arcada dentária. A criança pode sofrer algum tipo de interferência nos dentes que prejudique a sua mordida e resulte em incômodos. Também por sentir que o dente não está completamente encaixado.

Fatores sistêmicos também podem levar ao Bruxismo em crianças. Se há uma deficiência nutricional, por exemplo, se a criança possui problemas com a respiração bucal ou se tem algum distúrbio neurológico. Esses são apenas alguns casos que ajudam a desenvolver o comportamento.

Por último, fatores hereditários que podem levar ao desenvolvimento do Bruxismo Infantil. É importante analisar previamente se os pais possuem essa característica. Talvez, essa seja a única causa que dá para combater logo de início.

Bruxismo Infantil Fisiológico

Outra razão que pode levar a criança ao Bruxismo é a necessidade que o organismo dela sente em fazer esses movimentos laterais, de forma que ela se prepare para a troca da dentição. Nesse caso, o Bruxismo Infantil só aparece até os seis anos. Assim, o ranger dos dentes terá uma ação abrasiva sobre as pontas dos caninos, não sendo prejudicial e causando uma atividade muscular maior. Com as bases ósseas desenvolvidas fisiologicamente, a criança “receberá” os novos dentinhos sem tanto desconforto.

E qualquer um dos dois casos, é imprescindível que você busque a ajuda de um profissional para que ele lhe oriente na melhor forma de tratamento.

Observe os sintomas do Bruxismo no seu filho

O principal sintoma do Bruxismo infantil é o ranger dos dentes, com toda certeza. Se você não consegue identificar esse comportamento do seu filho, pode ficar atenta para outros sinais, como por exemplo:

  • Dores de cabeça com mais frequência;
  • Dores na região da bochecha, principalmente após acordar;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Dentes mais sensíveis.

Identificou um ou mais dos sintomas acima? Então chegou a hora de tratar!

Tratamento Indicado

O primeiro passo será sempre identificar o que causa o Bruxismo na criança. Como você viu mais acima, os fatores são diversos e somente uma equipe de especialistas dará a melhor direção sobre isso.

Procure uma clínica odontológica de sua confiança para a primeira análise. O dentista com certeza identificará se o Bruxismo é Fisiológico ou Patológico e, a partir dessa consulta, você será direcionado para o especialista certo.

Geralmente o dentista ajuda no desenvolvimento de uma Placa, muito importante para melhorar a mastigação da criança e excluir o problema de vez.

cta_marque_consulta_orthoclinica_dentista_sbc+abc

Se eu não tratar o Bruxismo do meu filho?

Pensou nessa questão? A gente sim! Apesar de aparentemente ser um comportamento simples, o Bruxismo em crianças pode levar à sérios problemas ao longo dos anos. Já na fase adulta, seu filho pode apresentar quadros como:

  • Problemas relacionados a articulação temporomandibular;
  • Músculos mais sensíveis em toda a boca;
  • Dentes prematuramente desgastados
  • Outros transtornos de sono;
  • Perda do esmalte dos dentes;
  • Músculos da mastigação hipertrofiados.

Então não deixa de observar mais de pertinho a rotina do seu filho, combinado? Qualquer dúvida sobre o Bruxismo Infantil, você pode deixar um comentário ou entrar em contato que ajudaremos no caso!

Até breve!

Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada
cta_recompensa_implante_casal

Os comentários estão encerrados.