reabilitacao-oral-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Reabilitação Oral: O que Significa?
21/04/2016
mastigacao-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Mastigação: Onde você pode melhorar
05/05/2016

Alimentos prejudiciais aos dentes

alimentos prejudiciais aos dentes-orthoclinica-dentista-sbc-abc

Já citamos em outras postagens por aqui que alguns alimentos influenciam positivamente na Saúde dos Dentes. Você pode acessar o Post Alimentos imprescindíveis para o seu Sorriso para conhecer os que são benéficos. Agora, você descobrirá quais são os alimentos prejudiciais aos seus dentes. Será possível consumi-los raramente ou até mesmo viver sem eles! Vamos descobrir os que causam aos dentes?

Mancham os dentes

Alimentos ou bebidas com excesso de pigmentação e corantes são os responsáveis por manchar os dentes, entre eles podemos citar o café, chá, refrigerante, catchup e outros. O açaí também entra na lista dos que mancham os dentes.

Provocam cáries

A ingestão de alimentos açucarados colaboram com a produção de ácidos pelas bactérias. Esses ácidos corroem o esmalte dos dentes causando cárie. Já que balas e outras guloseimas contém muito açúcar, é melhor consumi-los raramente.

Alimentos que contenham amido/carboidratos também provocam cárie porque são digeridos pelas bactérias e se transformam em ácidos.

Melhor evitar

As frutas secas têm alta concentração de açúcar por conta da desidratação.

Os chicletes açucarados também são vilões.

Qualquer alimento ou bebida que deixe a boca seca.

Qualquer alimento ou bebida ácidos.

Alimentos em conserva, pois têm substâncias ácidas para preservá-los.

Alimentos grudentos além de se fixarem nos dentes e causarem cárie também podem causar fraturas na hora de retirá-los.

Sucos industrializados e refrigerantes também contêm açúcar.

Molho de tomate é muito ácido.

O vinho pode fazer bem ao coração, mas o consumo exagerado do tinto causa manchas nos dentes, e o branco o desgaste, por ser muito ácido.

Os alimentos prejudiciais devem sair do meu cardápio?

Se um alimento faz mal para os dentes, porém faz bem para outra parte do organismo, devo consumi-lo ou não? A maioria dos alimentos citados não são vilões a serem excluídos terminantemente da sua vida. O que deve acontecer é o consumo equilibrado, baixa frequência e a higienização correta dos dentes. Se você gosta muito de vinho, provavelmente não vai deixar de tomá-lo, sendo assim, beba pouco.

Se o consumo de determinado alimento é por recomendação médica ou nutricional, os benefícios à saúde podem sobrepor os males causados aos dentes. Por exemplo, quem tem anemia é instruído a tomar complemento de ferro ou ácido fólico com suco cítrico para que o corpo absorva melhor o ferro. Neste caso, paciente e médico juntos chegam a um consenso. Recomendações médicas ou de nutricionistas devem ser avaliadas pelos profissionais, não cabe ao paciente decidir sozinho o que parece ser o melhor para sua saúde.

Outra forma de comer moderadamente os alimentos não tão bons para os dentes, mas sem prejuízo é realizar a profilaxia corretamente após o consumo.

Ah! Outra recomendação considerável é não consumir os alimentos açucarados à noite.

Não se esqueça de que o consumo de frutas, verduras, legumes, fibras e proteínas é benéfico não só aos seus dentes, mas também para a saúde do seu corpo. Outra sugestão que deve fazer parte da sua rotina diária, beba dois litros de água por dia.

Queremos saber se você já teve que optar entre consumir algum alimento prejudicial aos dentes, mas que foi necessário por motivos de saúde. Comente aqui!

Até a próxima!

cta_recompensa_blog_orthoclinica-dentista-sbc