Odontogeriatria

O que é Odontogeriatria?

Devemos cuidar da nossa saúde em todos os períodos da vida. No entanto, depois dos 60 anos, os cuidados devem ser redobrados para que problemas bucais, nos ossos e nos dentes sejam evitados. A área da Odontogeriatria cuida dos dentes e boca dos idosos e é um campo relativamente recente, mas com um grande potencial em ajudar a todos que precisam.

Normalmente, os relatos mais ouvidos nos consultórios dentários entre os idosos costumam ser em relação à problemas bucais que atingem o sistema digestivo, a falta de dentes que pode causar doenças do coração, câncer, derrames, doenças sistêmicas, demência, diabetes, problemas pulmonares, entre outros males vindos da falta de cuidados com os dentes e com as transformações na boca e nos ossos ocasionadas pelo envelhecimento natural do nosso corpo.

Depois de certa idade, as mucosas podem ficar mais finas e sensíveis, o esmalte dos dentes pode mudar de coloração, a quantidade de saliva se torna menor por conta do consumo de certos medicamentos e há uma diminuição ao sentir o sabor dos alimentos e um maior surgimento de cáries e da doença periodontal.

Além disso, a falta de dentes pode causar problemas na ingestão dos alimentos e o paciente pode desenvolver uma anemia e sofrer com problemas de infecção e imunológicos. Por isso, o uso das próteses dentárias nessa idade torna-se maior e, consequentemente, os cuidados que os pacientes devem ter com elas.

cta_marque_consulta_orthoclinica_dentista_sbc+abc

Um atendimento e tratamento personalizados direcionados aos idosos trazem uma série de benefícios. Isso porque somente um profissional capacitado e que estude a fundo a área de Odontogeriatria poderá explicar o quanto é essencial o cuidado diário com a higienização dos dentes, com a estrutura bucal e com os ossos nessa faixa etária, assim como planejar tratamentos específicos para cada tipo de caso. Novamente, a prevenção é o melhor caminho para afastar problemas mais graves e diagnósticos difíceis de serem revertidos, dependendo do estágio da doença ou do problema bucal encontrado.

No Brasil, a perda total dos dentes atinge mais de 40% dos idosos com mais de 60 anos, segundo informações disponibilizadas no ano de 2013 pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número aponta que os brasileiros não cuidam dos dentes como deveriam. Mas isso pode mudar se, desde o período da infância, as crianças entenderem que quanto mais elas cuidarem dos próprios dentes menos problemas terão com a própria saúde no futuro.

Com um bom Odontogeriatra, disciplina e um acompanhamento frequente e de qualidade, seus dentes permanecerão fortes e saudáveis, o que trará uma ótima sensação de autoestima elevada e de confiança!

Agora que você já sabe como a Odontogeriatria na Orthoclínica Odontologia Integrada | SBC pode ajudar na saúde bucal dos nossos Queridos, marque uma consulta através dos telefones [11] 4367.3692 ou [11] 4367.3989 ou se preferir, Clique Aqui e deixe seus contatos na página Fale Conosco, pois assim, retornaremos para Você!

Aguardamos seu contato!

Abraço,