a-retracao-da-gengiva-tem-cura-orthoclinica-dentista-sbc-abc
A Retração da Gengiva tem cura?
02/06/2016
implante-dentario-dicas-basicas-para-um-bom-pos-operatorio-orthoclinica.jpg
Implante Dentário: Dicas Básicas para um bom Pós-Operatório
16/06/2016

Guia Básico para a Saúde Bucal dos Idosos

Guia Basico para a Saude Bucal dos Idosos orthoclinica

Os dentes permanentes nascem para durar a vida inteira. Entretanto, várias doenças como Cárie, Xerostomia (boca seca), Gengivite, se não forem tratadas, podem levar à infecções bucais e até a perda dos dentes. Por isso, cuidar da Saúde Bucal é essencial, mesmo que o idoso utilize Próteses Dentárias parciais ou totais como a Dentadura, cuidar das Próteses faz parte da Saúde Bucal. Ainda há tempo para corrigir o que não está bom, pois a expectativa de vida da população tende a aumentar. Dados das Nações Unidas, divulgados pela Secretaria de Direitos Humanos da República, mostram que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. Estima-se que em 2050 haverá mais idosos do que crianças no mundo. Assim, mesmo que você ainda não esteja na melhor idade, comece ou mantenha os cuidados desde já.

Dicas para manter a Saúde Bucal em qualquer idade

• Escove corretamente os dentes, utilizando uma escova macia e creme dental com flúor. Troque regularmente sua escova de dente, principalmente quando perceber que já está desgastada ou se machucar você;
  • Use fio dental;
  • Mastigue bem os alimentos;
  • Se estiver com cárie, procure a OrthoClínica;
  • Visite o Dentista de 6 em 6 meses;
  • Não use seus dentes como abridor de garrafas ou embalagens diversas, a quebra ou lesões no dente é um risco comum;
  • Tenha uma vida mais saudável, coma menos alimentos com açúcar. Por falar nisto, confira o Post: “Alimentos imprescindíveis para o Seu Sorriso”, clicando aqui!

Xerostomia na Terceira Idade

Quando as pessoas envelhecem, acabam utilizando medicamentos para manter a saúde em ordem. Alguns remédios deixam a boca seca (Xerostomia), se esse processo acontece com você, beba mais água para se manter hidratado, se não for possível, consulte seu dentista para que ele lhe receite saliva artificial. Até mesmo porque a boca seca proporciona o aparecimento de outros inconvenientes como o mau hálito e cárie.

Higienização de Próteses Removíveis

Quem utiliza Próteses Removíveis como Dentaduras ou Pontes deve limpá-las toda vez que algum alimento é ingerido.

As Dentaduras devem ser higienizadas, pois a placa bacteriana também adere ao material que são feitas. Use creme e escova dental. Não se esqueça de que, não só as Próteses Dentárias devem ficar limpas, escove também a língua, mesmo que você use Próteses totais. Ah, outra dica, ainda que você mantenha suas Próteses Dentais bem cuidadas e limpas, consulte o dentista para saber quando deverá trocá-las, bem como saber se sua boca está saudável.

Se estiverem desgastadas, folgadas demais ou mal posicionadas sua gengiva será afetada e você poderá ter inflamação. Para dormir, tire sua prótese e deixe-a descansar em um recipiente com sabão neutro.

Higienização de Prótese Unitária ou Não Removível

Caso use uma Prótese fixada por Implante, Ponte, Jaqueta ou outros Não Removíveis, você deverá escová-los como os demais dentes, com creme e escova dental, além do uso de fio dental. Assim como as Próteses Removíveis, nas Fixas a placa bacteriana também pode aderir.

Gengivite

É uma doença periodontal, desencadeada devido a Saúde Bucal inadequada. Trata-se de infecção por placa bacteriana na gengiva. Por isso, você deve procurar seu dentista logo que perceber as gengivas inchadas ou sangrando.

Comece os cuidados antes de envelhecer, garanta sua saúde no futuro. Se você é responsável por alguém que está na terceira idade e que não consegue realizar todas as funções rotineiras, principalmente, escovar os dentes, auxilie-o com sua Saúde Bucal. Outra dica é levar o cuidador à consulta com o dentista, pois este profissional receberá orientações e aprenderá a cuidar da Saúde Bucal do Idoso.

Gostou do Post? Nós ajudamos você a entender melhor sobre Saúde Bucal na terceira idade? Se você quiser entender um pouco mais sobre este universo, sugerimos que Você visite nossa página que fala sobre a “Odontogeriatria”, a especialidade que cuida da Saúde Bucal dos idosos! Visite agora: “Odontogeriatria”

Ótima escovação sempre, e até mais!