dicas-para-melhorar-o-resultado-da-escovacao-dos-dentes
Dicas para melhorar o resultado da escovação dos dentes
19/05/2016
Guia Basico para a Saude Bucal dos Idosos orthoclinica
Guia Básico para a Saúde Bucal dos Idosos
10/06/2016

A Retração da Gengiva tem cura?

a-retracao-da-gengiva-tem-cura-orthoclinica-dentista-sbc-abc

A Retração ou Recessão da Gengiva é o deslocamento da gengiva em direção à raiz do dente, o que acaba expondo a raiz, causando muita sensibilidade ao ingerir alimentos e líquidos quentes ou gelados e aspirar o ar nos dias mais frios. Essa modificação da estrutura bucal, proporciona maior acúmulo de restos alimentares entre o dentre e o tecido gengival, aí pode surgir cárie, placa bacteriana e outras doenças inconvenientes. Será que uma vez instalada, a Retração da Gengiva pode ser revertida? O que é feito nesses casos? Saiba tudo agora!

Causas da Retração da Gengiva

Escovação agressiva

Uma das causas da Retração ou Recessão da Gengiva mais observadas nos pacientes é o uso de força excessiva na hora de escovar os dentes. Escova dental de cerdas duras e a combinação de pressão exagerada contra os dentes são duas situações que causam irritação, inchaços, deslocamento da gengiva etc. Aproveite e baixe aqui nosso E-book Guia Essencial para um Hálito Puro e Refrescante para você ter acesso as melhores marcas e tipos de escovas de dentes, enxaguantes bucais, fio dental e de pastas, além de muito mais informações e curiosidades!

Doenças periodontais

As doenças periodontais são inflamações na gengiva, elas também comprometem a ferramenta de sustentação dos dentes, o que em estágio avançado além de destruir os tecidos ósseos próximos à gengiva pode levar à perda do dente.

Avanço da idade

Com o passar dos anos, à medida que o envelhecimento vai chegando, a gengiva pode retrair naturalmente. Mesmo que a retração normal aconteça, consulte a OrthoClínica para saber se o processo está seguindo seu curso natural ou se cuidados específicos deverão ser aplicados.

Hereditariedade

Algumas pessoas nascem com a espessura mais fina das gengivas outras não, de qualquer forma, se ocorrer retração é necessário cuidar logo no começo para que não avance o estágio da perda dos tecidos da boca.

Problemas de mordida

Se os dentes estão tortos influenciam na qualidade da mordida. Se a carga da mastigação for maior em um grupo de dentes, haverá Retração da Gengiva. Restaurações que deixam os dentes mais altos, impossibilitam a mordida e o fechamento correto da boca. Por isso, comunique ao dentista quando uma obturação for realizada e sentir que o dente ficou com excesso de resina.

Sintomas da Retração Gengival

Os sintomas mais relatados por pessoas com Retração Gengival são sensibilidade dentinária, deslocamento do tecido da gengiva em direção à raiz do dente, alongamento e espaçamento entre os dentes, o que compromete a estética bucal. Outros sintomas também aparecem nos casos de Recessão da Gengiva, como mau hálito e gosto ruim na boca, sangramento no momento da escovação e, ainda, existem relatos de que os pacientes sentem os dentes soltos.

Corrigindo a Retração Gengival

Se há a Retração Gengival em uma ou mais partes da gengiva, em alguns casos a correção é feita apenas reeducando o paciente a escovar corretamente os dentes. Já os casos que não surtiram efeito com a técnica da escovação correta, há a possibilidade de recobrir a parte da raiz do dente exposta com resina, há também a possibilidade de realizar uma cirurgia de enxerto. Para qualquer uma dessas correções, o Periodontista avaliará o estágio da retração e indicará o melhor tratamento.

Neste post, você pôde comprovar que existem métodos de evitar a Retração da Gengiva e que recuperá-la, se ocorrer a perda é possível. Por isso, escove os dentes empregando força moderada. Mantenha hábitos de Higiene Bucal adequados e procure sempre um dentista. Em caso de queixas e dúvidas, consulte um dos nossos profissionais, na Clínica, situada em São Bernardo do Campo e de fácil acesso.

Se este Post foi útil para você, confira a também as Dicas para melhorar o resultado da escovação dos dentes.

Ótima escovação sempre, e até mais!

1. Gilmar disse:

Parabenizo a todos que aq fazem este site,ótimas dicas,ótimos profissionais e aconselho a todos que visitem tambem. Parabéns. Att, Tec. Em Segurança do Trabalho Gil.

Caro Gilmar, bom dia!

Agradecemos imensamente sua participação.
      Por favor, não deixe de dar sua contribuição!
      Um grande abraço!