Nessa época é comum frequentarmos diversas confraternizações, incluindo a Ceia de Natal e de Ano Novo. E durante essas comemorações sempre nos deparamos com mesas e buffets fartos de comidas e bebidas, incluindo doces, refrigerantes e álcool. E com a empolgação do momento, praticamente ninguém pensa na Saúde Bucal. Por isso, nós da OrthoClínica resolvemos dar algumas dicas para que você evite constrangimentos e problemas dentários no futuro.
Esse é o maior vilão da Saúde Bucal durante as Festas e Ceias Natalinas. O açúcar em excesso pode trazer graves consequências aos dentes e gengiva. Se não fizermos uma limpeza correta, com certeza estaremos expostos ao surgimento de cáries e doenças periodontais.
Esses males se dão graças às placas bacterianas que se formam sobre os dentes e gengivas. Quando essas bactérias entram em contato com o açúcar ou o amido ingerido durante as festas, em apenas 20 minutos, os ácidos que prejudicam os dentes são produzidos, provocando a ruptura do esmalte e contribuindo para o aparecimento das cáries.
As bebidas alcoólicas estão sempre presentes nos amigos secretos, comemorações das empresas, Ceias de Natal e Festas de Réveillon. Em especial, os vinhos estampam as mesas e fazem a alegria de muitas pessoas. No entanto, essa bebida pode danificar o esmalte dos dentes, pois ela possui um alto nível de acidez. O vinho tinto, por exemplo, se consumido em grande quantidade, pode manchar os dentes facilmente!
Para evitar que esses fatores aconteçam, ao consumir esse tipo de bebida alcoólica, não deixe de beber água entre uma taça e outra. Comer queijo durante a degustação pode reduzir a acidez do vinho, já que mais saliva será produzida no interior da boca.
Nós da OrthoClínica achamos importante alertar as pessoas em relação aos alimentos mais rígidos. É comum recebermos pacientes que fraturam os dentes ou danificam as próteses dentárias ao tentar mastigar esse tipo de comida durante as comemorações. E os maiores vilões são as castanhas!
Existem alguns fatores que contribuem para esse tipo de fratura. A má escovação faz com que os dentes obtenham cáries e, essas bactérias os deixam mais frágeis. O Bruxismo também contribui para o enfraquecimento dentário (mas sobre ele falaremos nas próximas semanas). Tudo isso se potencializa no momento em que as pessoas tentam quebrar alimentos duros com a boca.
Por isso, é importante consultar o dentista pelo menos uma vez ao ano (o correto é de 6 em 6 meses, ok?). Essa é a melhor forma de evitar possíveis transtornos durante as comemorações.
Depois de seguir esses passos você ficará tranquilo e poderá comemorar a chegada do Ano Novo com um sorriso bonito e muito mais saudável estampado no rosto!
Se você gostou desse Post, então confira também: “Xô mau hálito! Saiba como acabar com a halitose!”.
Você já segue alguma das dicas que passamos? Ou tem outra informação “valiosa”? Compartilhe conosco nos comentários!
Aguardamos você!
Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada