aparelho-ortodontico-orthoclinica-dentista-sbc
Aparelho ortodôntico: Tudo o que você precisa saber
24/09/2015
clareamento-dental-tire-suas-duvidas-e-saiba-como-o-procedimento-funciona
Clareamento Dental: tire suas dúvidas e saiba como o procedimento funciona
08/10/2015

Halitose: Dicas infalíveis contra o mau hálito

halitose-mau-halito-orthoclinica-dentista-sbc

Xô mau hálito! Saiba como acabar definitivamente com a halitose!

Nada mais deselegante e desagradável do que estar perto de uma pessoa com mau hálito, certo?
Agora, imagine se você é uma dessas pessoas e não sabe que está com o problema? Em muitos casos, o odor pode não ser percebido ou tão pouco comunicado a quem tem halitose. Mas, se você estiver desconfiado, peça a um amigo ou a membro da família para falar honestamente sobre o assunto com você.

Uma saída super criativa e anônima para avisar alguém que tenha mau hálito foi criada pela Associação Brasileira de Halitose, disponibilizada por meio de um e-mail ou carta, avisando a pessoa que ela está com o hálito ruim. A Associação também envia um texto explicando as origens do problema e como resolver a situação.

Além da vergonha de sorrir e de falar socialmente, a halitose pode ser um sinal de que a nossa saúde não vai bem. O surgimento de uma doença, por exemplo, pode ocasionar um mau hálito provisório. É muito importante lembrar que problemas de estômago não causam um hálito ruim como muitos pensam – exceto em quadros passageiros, como arrotos ou refluxos em que o hálito fica ácido, ou em doenças raras, como a diverticulose esofágica (protuberâncias no esôfago).

O que causa o mau hálito?

São inúmeros os motivos que geram o mau hálito. Muitos estudos afirmam que cerca de 90% a 95% dessas razões vem da boca e 5% a 10% dos casos de outras partes do corpo, como vias aéreas superiores e complicações metabólicas ou sistêmicas. Entre as diversas causas que podem envolver a halitose, algumas delas são:

• Boca seca
  • Má higienização dental
  • Língua saburrosa (placa bacteriana branca ou amarela no fundo da língua causada pela diminuição de saliva)
  • Doenças de gengiva (gengivite e periodontite) não tratadas
  • Feridas
  • Cáries
  • Próteses mal colocadas ou rejeitadas pelo organismo
  • Abscessos
  • Estomatites
  • Câncer de boca

Existem causas menos comuns. Entre elas: ficar muito tempo sem se alimentar, jejum ao acordar, ingerir alimentos com cheiros fortes, diabetes, hipoglicemia e problemas hepáticos, nos rins e intestinos. Felizmente, muitos desses males têm tratamento e cura.

Respirar pela boca com frequência, diminuição na produção de saliva, infecções na garganta, dietas radicais, depressão, fumo e álcool em excesso podem aumentar as chances do surgimento de um hálito ruim.

Como acabar com o mau hálito?

Caso você note que está com o problema e que ele não tem origem de uma má escovação ou de um longo período sem comer, procure um dentista. Ele irá realizar exames clínicos e físicos mais precisos para saber o que está acontecendo. Os cuidados que você pode tomar habitualmente são:

• Limpeza bucal completa e diária
  • Alimentação saudável
  • Comer regularmente
  • Ingerir dois litros de água por dia
  • Visitar o seu dentista com frequência

Existem remédios e cura para o mau hálito?

Comer com frequência durante o dia e, logo em seguida, escovar os dentes e usar o fio dental evitará com que você desenvolva mau hálito. Fuja também da bebida e do fumo em exagero. É preciso sempre lembrar que o enxaguante bucal trará apenas uma sensação provisória de refrescância e de limpeza. Logo depois, o mau hálito irá voltar se você não escovar os seus dentes diariamente e de maneira correta.

Colocando em práticas as dicas desse texto, o seu hálito permanecerá fresco e você não sofrerá mais! Se você gostou desse post, confira também: “Como escovar os dentes corretamente”.

Curtiu as dicas? Você já teve que dizer a alguma pessoa que ela estava com halitose? Não deixe de comentar. Gostaríamos muito que você compartilha-se conosco!