alimentos-para-turbinar-sorriso-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Alimentos imprescindíveis para o Seu Sorriso
22/10/2015
natal-e-ano-novo-o-que-evitar-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Festas de Fim de Ano: O que você deve evitar?
12/11/2015

Saúde Bucal: Conheça os maiores vilões do seu Sorriso

viloes-do-seu-sorriso-orthoclinica-dentista-sbc-abc

São muitos os vilões que prejudicam sua Saúde Bucal.

Por isso, é importante falar sobre o assunto e conhecer os principais agentes que maltratam a nossa boca. Assim, é possível prevenir e evitar problemas mais graves no futuro, como, por exemplo, a perda dos dentes ou o surgimento de um Câncer na Boca ou na Garganta.

Escovação incorreta

Algumas pessoas acham que escovar os dentes com força é uma forma de mantê-los mais limpos e brancos. Isso é um mito que pode prejudicar muito a sua Saúde Bucal. Quem faz isso apenas acelera o desgaste do esmalte dos dentes ou causa a irritabilidade na gengiva. Outra dica importante é não realizar a escovação após a ingestão de alimentos ácidos ou quentes. Também é importante usar o fio dental para complementar a higienização e não abusar dos antissépticos bucais, já que, em excesso, eles podem desgastar os dentes, assim como as pastas dentais.

Ranger os dentes

Também conhecido como Bruxismo, ranger os dentes pode provocar sérios danos à Saúde Bucal. Geralmente, isso acontece no período noturno, tornando-se um hábito difícil de ser evitado. Lembrando que o estresse pode agravar alguns casos. A melhor forma de combater o Bruxismo é usando o protetor bucal, principalmente durante o sono.

Roer unhas

Esse é um mal que afeta boa parte da população mundial. Esse hábito gera problemas sérios aos dentes, tornando-os frágeis e passíveis de trincas ou, até mesmo, lascas. Roer as unhas também contribui para o aparecimento de bactérias dentro da boca, já que elas se acumulam debaixo das unhas.

Má alimentação

A alimentação é um dos maiores vilões da Saúde Bucal e merece atenção especial. Quanto mais ácido for o mantimento, pior. De acordo com muitos profissionais e dentistas, esse tipo de comida precisa ser ingerido com moderação, pois os produtos mais ácidos causam erosões e o enfraquecimento do esmalte do dente. Também podemos incluir na lista os sucos industrializados e refrigerantes. Já o café e o vinho contribuem para o aparecimento de manchas nos dentes, mau hálito e inflamações nas gengivas.

Fique atento também aos mantimentos ricos em açúcar, pois esse ingrediente deixa o pH da boca mais ácido, facilitando o desenvolvimento de bactérias e cáries.

Quais os alimentos contribuem com a saúde da minha boca?

Acrescente na sua alimentação a cenoura crua ou a maçã. Ambas estimulam a formação de saliva é ajuda a combater placas bacterianas. O queijo é uma boa opção para recuperar o esmalte dos dentes, já que esse alimento é rico em cálcio, fósforo e caseína, uma proteína láctea importante para os dentes. O salmão também é um forte aliado da nossa boca, graças ao alto teor de vitamina D e cálcio.

Entre os fibrosos, podemos ingerir o espinafre, que colabora com a limpeza dos dentes e ajuda na absorção do cálcio presente em outros alimentos, já que ele é rico em ácido oxálico. Outra boa opção é o morango, rico em ácido málico, conhecido por ser um adstringente natural que previne o aparecimento de manchas nos dentes e evita o acúmulo de placas bacterianas, graças ao alto teor de vitamina C.

Não podemos nos esquecer da água, um líquido vital não só à Saúde Bucal, mas para todo o corpo humano. Além de contribuir com o funcionamento do organismo, esse líquido sagrado também ajuda na limpeza dos dentes, graças ao flúor encontrado em sua composição.

Cigarro

Esse é, sem dúvidas, o maior vilão da Saúde Bucal. Fumar, além de causar mau hálito, também deixa os dentes amarelados, contribui com a inflamação da gengiva, facilita o aparecimento de doença periodontal e provoca o aparecimento de Câncer na Boca ou na Garganta.

Essas são dicas fundamentais para manter a Saúde Bucal em dia e um sorriso sempre bonito! Porém, não podemos deixar de frequentar o dentista. O recomendável é realizar uma consulta de 6 em 6 meses, pois esses profissionais são os mais capacitados para nos orientar e nos ajudar a evitar o desgaste dos dentes ou o aparecimento de doenças mais graves no interior da boca ou na garganta.

Seguindo essas orientações você ficará protegido e poderá usar o seu principal cartão de visitas sem medo e com muito mais confiança!

Gostou deste post? Então confira também: Câncer de Boca: uma doença silenciosa e fatal. Se você já segue as nossas dicas ou possui alguma informação ou sugestão importante, compartilhe conosco nos comentários!

Aguardamos você!

1. Flavio Neila disse:

tá í umas dicas para quem deseja um sorriso e saúde bucal.

Olá Flavio Neila, bom dia!
      Ficamos muito felizes com seu comentário, estamos trabalhando para isso! 😉
      Muito obrigado por sua contribuição e fique conosco!
      Um grande abraço.