evolucao-tratamentos-orthoclinica-dentista-sbc
A Evolução dos Tratamentos Dentários
10/09/2015
aparelho-ortodontico-orthoclinica-dentista-sbc
Aparelho ortodôntico: Tudo o que você precisa saber
24/09/2015

Como escovar os dentes corretamente

como-escovar-os-dentes-corretamente-orthoclinica-dentista-sbc

Descubra o passo a passo de uma escovação perfeita!

Uma escovação de dentes satisfatória e sem pressa é fundamental para a boa saúde dos dentes e do organismo de maneira geral. Não escová-los antes de ir deitar, por exemplo, é mais nocivo do que deixar de escovar após as refeições. Isso porque quando dormimos, o fluxo salivar fica menor e torna o meio bucal ainda mais vulnerável à proliferação de bactérias.

Além disso, se a escovação for feita de maneira excessiva e incorreta, com o uso de escovas com cerdas duras ou fazendo muita força na escovação, isso será prejudicial aos dentes. Por isso, você deve consultar o seu dentista de seis em seis meses, mesmo que não haja nenhum tipo de queixa ou de dores, para saber se está tudo bem.

Qual o tempo médio de escovação?

O tempo médio de uma escovação dura de dois a três minutos ou mais. Caso você tenha dificuldades em contar os minutos, use um relógio para auxiliá-lo. Veja abaixo o passo a passo perfeito na hora da escovação:

1. Escove os dentes em movimentos suaves e circulares que vão desde gengiva até o final dos dentes.
  2. Com a escova na linha da gengiva, faça durante dez segundos movimentos circulares em grupos de três ou quatro dentes nas superfícies externas, laterais e em cima dos dentes. Não se esqueça de escovar a gengiva, mas sem força, para não machucá-la.
  3. De atenção especial aos dentes do fundo, restaurações e coroas.
  4. Escove a parte de trás dos dentes, posicionando a escova para cima (dentes superiores) em direção ao céu da boca e, depois, posicionando a escova para baixo, escove a parte de trás dos dentes inferiores. Faça isso com todas as superfícies internas dos dentes.
  5. Escove a língua para evitar o mau hálito e matar as bactérias. Os limpadores de língua também podem ser utilizados. Eles têm formato anatômico e não machucam, diminuindo os riscos de contaminação e de enjôo.
  6. Use o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia (o ideal mesmo é usar após cada refeição) para evitar as cáries e a gengivite. Enrole cerca de 30 cm do fio entre os dedos médios e deixe espaço de fio entre eles. Segurando-o entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes. Evite passar o fio com força. Ele pode ferir a gengiva.

Lembre-se de que o enxaguante bucal não pode substituir uma escovação. A sensação de refrescância e de limpeza que o produto oferece é temporária, mas o mau hálito irá voltar se não houver uma limpeza adequada.

Tipos de escovas

As cerdas da sua escova precisam ser flexíveis e macias. Elas irão remover com maior facilidade a placa bacteriana e os restos de comida. Escovas com cabeças pequenas alcançam melhor os dentes. Cada escova usada deve ser substituída por uma nova de três em três meses ou se as cerdas se danificarem antes disso. Escovas antigas fazem com que você escove com mais força, desgastando o esmalte dental, causando retração gengival e sensibilidade nos dentes.

Creme dental

Caso você queira variar um pouco e experimentar novos tipos de cremes dentais, converse com o seu dentista e peça por indicações. A quantidade de pasta indicada é do tamanho de um grão de arroz.

Curiosidade 🙂

Você também pode fazer a sua própria pasta de dente em casa. Veja uma dica de receita a seguir:

Ingredientes

• 2 colheres (sopa) de casca de laranja ou de limão. Elas precisam estar secas.
  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio.
  • 2 colheres (chá) de sal.

Como fazer?

Moa as cascas em um processador, acrescente sal e bicarbonato e misture tudo novamente no processador até resultar em um pó fino. Guarde a mistura em um recipiente. Quando for escovar os dentes, molhe o pó com um pouco de água e realize a escovação.

Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico?

Você pode escolher uma escova normal ou comprar uma do tipo interdental, que limpa os dentes mais facilmente (para isso consulte o seu dentista que irá indicar o melhor modelo para o seu caso). Procure escovar de cima para baixo e, em seguida, de baixo para cima para remover os restos de comida. Se sentir necessidade, passe a escova em cada bráquete sozinho. O passa fio deve ser utilizado na hora do fio dental. Ele é uma espécie de agulha de plástico que faz com que o fio passe pelos bráquetes e chegue até os dentes.

Escovação para crianças

Assim que os primeiros dentes começarem a nascer, leve o seu filho a um odontopediatra, que irá indicar quais são os modelos de escova para cada tipo de criança e como escovar perfeitamente os dentes dele. O creme dental deve ser o infantil e o fio dental precisa ser usado todos os dias.

Escovação para idosos

Com a idade, os dentes e o corpo sofrem naturalmente mudanças e alterações inevitáveis, como: boca seca, causada pelo uso excessivo de medicamentos; mau hálito, já que há uma menor produção de saliva e, mais comumente, o surgimento de cáries, da gengivite e da periodontite por problemas na escovação. Mais grave do que todas essas complicações é ter uma vida livre de cuidados com a higiene bucal, o que pode provocar inflamações crônicas (ocasionando em diabetes do tipo 2, doenças do coração, Mal de Alzheimer, acidentes vasculares cerebrais e câncer), além de prejudicar o sistema imunológico e causar demência.

É muito importante que haja uma consciência constante em cuidar da limpeza dos dentes, diariamente, na infância, na fase adulta e na idade avançada. Só assim poderemos evitar futuros males e cultivar um sorriso lindo e um hálito gostoso e refrescante!

Se você gostou desse post, confira também: “Halitose, dicas infalíveis contra o mau hálito”.

Aproveitando, com qual frequência você escova os seus dentes e passa o fio dental durante o dia? Não deixe de comentar. Gostaríamos de saber mais sobre você!

cta_recompensa_blog_orthoclinica-dentista-sbc