como-escovar-os-dentes-corretamente-orthoclinica-dentista-sbc
Como escovar os dentes corretamente
17/09/2015
halitose-mau-halito-orthoclinica-dentista-sbc
Halitose: Dicas infalíveis contra o mau hálito
01/10/2015
Exibir tudo

Aparelho ortodôntico: Tudo o que você precisa saber

aparelho-ortodontico-orthoclinica-dentista-sbc

Tire as suas dúvidas sobre aparelhos ortodônticos.

Um aparelho fixo ou móvel não tem a única função estética de deixar os nossos dentes alinhados e bonitos. Muitos deles servem para tratar complicações bucais, como problemas no maxilar, na língua, encavalamento dos dentes ou a má oclusão (dentes deitados, sobrepostos, projetados ou apinhados).

O tempo de tratamento ao se colocar um aparelho ortodôntico varia de pessoa para pessoa. Somente o seu dentista poderá estimar por quanto tempo você precisará usar o seu – isso de acordo com o modelo utilizado, a disciplina do paciente e a força que o aparelho irá aplicar sob os dentes. Veja alguns dos principais tipos de aparelhos disponíveis na área odontológica:

Aparelho fixo

Este é o mais popular entre os aparelhos ortodônticos, feito com fios, bandas e bráquetes. Com a utilização de arcos, os dentes recebem uma espécie de “tração” para conseguirem se mover na direção correta. Normalmente, mensalmente eles são apertados para que uma nova movimentação aconteça. Com tecnologias de ponta surgindo a todo momento, esse tipo de aparelho está cada vez mais bonito, leve e discreto.

Aparelho transparente

Os aparelhos transparentes são iguais aos fixos. No entanto, os bráquetes são produzidos com materiais transparentes e não metálicos. O aparelho safira (feito com monocristais e avaliado como o segundo material mais resistente mundialmente) é feito com porcelana. Um aparelho de porcelana pode ser opaco. Já o feito com safira é transparente, indicado para pessoas com dentes muito claros, pois o efeito do aparelho fica quase imperceptível na boca. Aqueles com a arcada dentária mais escura ou amarelada podem usar o aparelho feito com porcelana, que não irá mostrar tanto a cor dos dentes.

Aparelho invisível

Aparelhos do tipo invisível possuem alinhadores personalizados para cada tipo de paciente e que podemos tirar da boca a qualquer instante. Eles costumam ser mais confortáveis – já que não precisam de fios metálicos ou de bráquetes.

Aparelho lingual

Na ortodontia lingual, o aparelho fixo é colocado no lado interno dos dentes, ótimo para quem não quer mostrar que usa aparelho. No entanto, o custo é mais caro e a adaptação mais difícil, pois no início do tratamento o aparelho pode causar incômodo na hora de falar e feridas na língua. Os aparelhos linguais são indicados para períodos rápidos e pedem uma limpeza mais rigorosa.

Aparelho auto ligável

Neste tipo de aparelho não é preciso usar elásticos e há um atrito mínimo entre o bráquete e o arco. Isso facilita o alinhamento dos dentes, fazendo menos força e diminuindo o tempo de uso.

Aparelho móvel

Aparelhos de contenção impedem que a arcada dentária volte a ser como era e que crianças chupem o dedo. Eles ficam no céu da boca e são removíveis.

Aparelho extrabucal

No aparelho extrabucal, uma faixa é alocada atrás da cabeça do paciente e unida a um elástico na parte da frente dela. O aparelho atrasa o desenvolvimento do maxilar e sustenta os dentes posteriores de maneira fixa. Ao mesmo tempo, os anteriores são puxados para trás.

Reposicionador de mandíbula         

O reposicionador é utilizado no maxilar superior ou na mandíbula para fechá-la em casos de disfunções na articulação, por exemplo.

Como escovar os dentes com aparelho ortodôntico? 

Você pode escolher uma escova normal ou comprar uma do tipo interdental, que limpa os dentes com mais facilidade (para isso consulte o seu dentista que irá indicar o melhor modelo para o seu caso). Procure escovar de cima para baixo e, em seguida, de baixo para cima para remover os restos de comida. Se sentir necessidade, passe a escova em cada bráquete sozinho. O passa fio deve ser utilizado na hora do fio dental. Ele é uma espécie de agulha de plástico que faz com que o fio passe pelos bráquetes e chegue até os dentes.

Processo para colocar o aparelho

O seu dentista irá indicar os passos para você iniciar o processo ao colocar o seu aparelho. Normalmente, exames clínicos e uma documentação específica são feitos para que o molde e o aparelho sejam produzidos de maneira correta e eficaz.

O mais importante é ter paciência com as dores e incômodos no início e ser responsável pela manutenção do seu aparelho constantemente. Se você não ir ao dentista de maneira frequente, perderá tempo e dinheiro e não conseguirá resolver o seu problema dentário.

Se você gostou desse post, confira também:“Como escovar os dentes corretamente”.

Aproveitando, você acredita que “precisa” de aparelho? Caso sim, qual seria o melhor escolha em sua opinião? Não deixe de comentar, queremos saber o que você pensa e precisa!

Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada

cta_recompensa_blog_orthoclinica-dentista-sbc

Os comentários estão encerrados.