post-manifesto-orthoclinica-dentista-sp
Manifesto OrthoClínica
03/09/2015
como-escovar-os-dentes-corretamente-orthoclinica-dentista-sbc
Como escovar os dentes corretamente
17/09/2015
Exibir tudo

A Evolução dos Tratamentos Dentários

evolucao-tratamentos-orthoclinica-dentista-sbc

Entenda tudo o que houve para chegarmos até aqui!

Hoje, cada vez que entramos num consultório mega moderno e sentamos naquela confortável cadeira, nem fazemos ideia do que nossos antepassados passaram para que a Odontologia chegasse até hoje como ela é, não é mesmo?

Como será que eram tratadas as dores de dente? O que eles faziam quando o dente ficava cariado a ponto de ser extraído? Como era feita a higiene bucal, se não existia a escova de dentes?  Essas e outras questões, que nunca passaram por nossas cabeças, mas agora, tenho certeza que está curioso (tanto quanto eu!) serão abordadas neste Blog Post. Faremos uma viagem no tempo e descobriremos juntos detalhes desta história fascinante, que vai deixar você de boca aberta. Prepare-se!

Primeiros indícios

Para você ter uma noção de como o assunto é antigo, um dos primeiros sinais de que já existia algum estudo sobre os dentes, foi uma inscrição dos Sumérios, em 5.000 a.C., onde dizia: “Vermes de dentes” como causadores de cárie dentária.

Um “pouco” mais para frente, por volta de 1700 a 1550 a.C., foi encontrado, no Egito, um papiro onde se refere a doenças dos dentes e uma lista de diversos remédios para dores de dente.

E desde então a evolução não parou mais

Lá nos idos de 166 a 201 d.C., os Etruscos, uma civilização que habitava a península itálica, faziam próteses dentárias, usando coroas de ouro e pontes-fixas. Já na China, mencionou-se o uso de uma “pasta prata”, um tipo de amalgama para obturações.

Barba, cabelo e molar

Agora imagine só: você vai até uma barbearia para cortar os cabelos, fazer a barba e aproveita arranca aquele dente que está te incomodando. Era assim que se fazia na França em 1210. Barbeiros foram educados e treinados para realizar desde cirurgias muito complexas, até serviços rotineiros de higiene, como barbear, limpeza dos dentes, sangria e extração. E assim se sucedeu até 1400 onde decretos reais proibiram os barbeiros leigos da prática de todos os procedimentos cirúrgicos.

O início da Odontologia Estética

Foi em 1746, que o francês Claude Mouton descreveu uma coroa de ouro colocada no canal da raiz. Ele também recomenda que as coroas sejam esmaltadas de branco, para terem uma aparência mais natural. E assim surgiu a Odontologia Estética: unindo o tratamento das dores com a beleza dos dentes.

A criação da prótese de porcelana

Para variar um pouco, mais um francês. Nicolas Dubois de Chemont patenteia os dentes de porcelana, em 1789.

A vez do motorzinho

Para quem tem aflição só de ouvir o barulhinho do motorzinho do Dentista, imagine em 1790, quando John Greenwood, um dos Dentistas de George Washington, inventou o primeiro motor dentário, impulsionado por um pedal. Dói o dente só de pensar, principalmente, porque aí ainda não tinham inventado a anestesia.

Neste mesmo ano, também foi inventado mais um acessório indispensável para os Dentistas: a cadeira odontológica. Era uma cadeira de madeira, onde foi colocado um apoio ajustável para a cabeça e uma extensão no braço, para segurar os instrumentos. Ela ainda não era reclinável. A reclinável, só foi inventada muito tempo depois, em 1832, por James Snell.

A primeira publicação especializada

Era 1839, a internet ainda nem sonhava em nascer, eis então, que para manter os Dentistas informados das principais novidades do mercado, surge o American Journal of Dental Science, a primeira revista odontológica do mundo.

Modernização das próteses

Também em 1839, Charles Goodyear inventou o processo de vulcanização de borracha para o endurecimento. O vulcanite resultante, além de ser um material barato, também era fácil de ser moldado à boca. Ele fazia uma excelente base para os dentes falsos. Não precisa nem falar que rapidinho o vulcanite foi adotado por todos os Dentistas da época.

E a profissão vai ficando cada vez mais séria

Foi em 1840, quando Horace Hayden e Chapin Harris fundaram a primeira escola odontológica do mundo: o colégio Baltimore de Cirurgia Dentária, e estabeleceram o doutorado em Cirurgia Dentária. Mais para frente, em 1923, a escola se funde à Universidade de Maryland.

Neste mesmo ano, também foi criada a Sociedade Americana de Cirurgiões Dentistas, primeira organização odontológica nacional do mundo, que persiste até 1954.

O primeiro alívio para os pacientes

Enfim, os tratamentos passaram a ser menos dolorosos. Foi em 1846, que após inúmeras tentativas frustradas, o Dentista Willian Morton cria a anestesia com éter para cirurgias, realizando até uma apresentação pública, para provar que ela realmente funciona. É o fim das dores.

O primeiro curso universitário

Surge em 1867 o primeiro curso com graduação universitária em Odontologia, a Harvard University Dental. Onde formou o primeiro afro-americano da profissão, o Dr. Robert Freeman Taner.

O motorzinho começa a ser comercializado e revolucionado

Ainda impulsionado por um pedal, o primeiro motorzinho começa a ser fabricado comercialmente, uma ferramenta barata e fornece brocas odontológicas com velocidade suficiente para perfurar o esmalte e a dentina, assim, revolucionando mais uma vez a Odontologia em 1871.

Neste mesmo ano, o americano George F. Green ganha a patente para o primeiro motor dentário elétrico, uma peça de mão e auto-suficiente, dispensando para sempre o uso do pedal.

Sorria! Você tem uma pasta de dentes

O tubo de metal dobrável foi inventado, revolucionando em 1880 a venda e a fabricação de creme dental. Antes disso, o dentifrício estava disponível apenas nas formas líquidas ou em pó, fabricadas geralmente por Dentistas e vendido em garrafas, vasos de porcelana ou em caixas de papel. Já o tubo de pastas de dentes passou a ser produzido em massa e comercializado em todo o país.

Combate à cárie

Willoughby Miller, um Dentista americano que vivia na Alemanha em 1890, observou a base microbiana da cárie, em seu livro Microorganismos da Boca Humana, o que gerou um interesse sem precedentes na história da higiene oral, iniciando um movimento mundial para promover a escovação e o uso do fio dental regularmente.

Raio-x

Em 1895, o físico alemão Wilhelm Roetgen descobriu o Raio-X, o que possibilitou que em 1896 o Dentista de Nova Orleans, C. Edmund Kells tirasse o primeiro raio-x odontológico em uma pessoa viva nos EUA.

O nascimento da Ortodontia

O Dentista Edward Hartley Angle classifica várias formas de má oclusão, transformando a Ortodontia em uma especialidade odontológica, em 1899. O que o levou a fundar em 1900 a primeira escola de Ortodontia, a primeira sociedade ortodôntica em 1901 e a primeira revista especializada em Ortodontia em 1907.

A evolução da anestesia

As dores começaram a acabar definitivamente em 1905, quando Alfred Einhorn, um químico alemão, formula o Procain, o primeiro anestésico local da história, comercializado com o nome de Novocain. Ufa!

Implantando uma nova tecnologia

Foi em 1937 que os implantes dentários começaram a se tornar parecidos com o que fazemos hoje: apareceu o Vitallium no mercado. Feito com metal biocompatível, foi o primeiro implante de parafuso bem-sucedido. Ainda bem que já existia anestesia!

Mais eficiência no combate às cáries

Surge no mercado, em 1938, a primeira escova de dente com cerdas sintéticas, feitas de nylon. A escovação dos dentes, além de ficar mais eficiente, ficou mais fácil e mais barata.

Em 1945, o combate às cáries é intensificado com a adição de um mineral na água fornecida para a população: o flúor. Cinco anos mais tarde, aparece no mercado a primeira pasta de dente fluoretada.

Começa uma nova era para a Odontologia de alta velocidade

A tecnologia avança mais a cada ano. A novidade de 1957 foi o motorzinho movido a ar, criado por John Borden, uma peça de mão que alcança até 300.000 rotações por minuto. Tornou-se um sucesso comercial e foi o início da era de alta velocidade na Odontologia.

Em 1960, além do sucesso dos tratamentos a quatro mãos, que melhorava a produtividade e reduzia o tempo de tratamento, os lasers foram desenvolvidos e aprovados para o tratamento de tecidos moles, tratando doenças periodontais.

Dentes mais brancos e mais bonitos

O primeiro produto para branquear os dentes é vendido comercialmente em 1989, ajudando as pessoas a restaurarem a cor natural de seus dentes. A partir daí, novos materiais restauradores, folheados e implantes aparecem mais a cada dia, iniciando, definitivamente a era da Odontologia Estética, se transformando no padrão que a conhecemos hoje.

E foi assim, que em busca de dentes mais bonitos, saudáveis e sem dores que a Odontologia evoluiu tanto. Fantástico, não? E você? O que achou desta história fascinante? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente a sua opinião. Até breve! =D

Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada

cta_recompensa_blog_orthoclinica-dentista-sbc

Os comentários estão encerrados.