Se você estiver sentindo nos últimos tempos dores, desconfortos ou perceber machucados, feridas e manchas insistentes e que não cicatrizam com facilidade na região da boca e do pescoço, procure um dentista.
Uma má higienização bucal, a falta de vitaminas como a C, de minerais, assim como tomar sol em excesso, são algumas das razões para o surgimento de tumores. Veja quais são os outros sintomas e tratamentos do Câncer de Boca a seguir:
Tumores e problemas mais graves podem surgir de lesões, áreas dormentes, manchas brancas ou vermelhas, sangramentos desconhecidos e inchaços localizados nos lábios, no céu da boca, na gengiva, na língua e nas glândulas salivares.
O Câncer de Boca, em estágios mais avançados, pode causar mau hálito, dificuldade ao falar e engolir e perda de peso. Normalmente, esse tipo de doença acomete mais homens do que mulheres em torno dos 40 anos de idade.
Os sintomas do Câncer de Garganta são semelhantes aos de boca – exceto pelo surgimento de dores insistente e de caroços na garganta e de inchaços nas amígdalas. Atente-se também ao aumento de volume de pele na boca e no pescoço.
Fumar e ingerir bebidas alcoólicas demasiadamente são as principais causas do Câncer de Boca e de Garganta. Cerca de 90% das pessoas diagnosticados com o Câncer de Boca são tabagistas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Não se engane ao confundir uma ferida com uma simples afta. Determinadas lesões podem ser parecidas com aftas indolores. Mas somente as que duram mais de 15 dias ou lesões com placa branca podem indicar problemas.
Ainda bem que, se diagnosticada com antecedência, a doença tem tratamento por meio de pequenas cirurgias, radioterapia e quimioterapia. Por outro lado, os primeiros sintomas desse tipo de tumor costumam ser pequenos e silenciosos, o que pode ser algo fatal caso não formos ao dentista logo.
Mais de 5.000 indivíduos morrem com o Câncer de Boca por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCAA). Por outro lado, o número pode diminuir se o tumor for diagnosticado cedo.
Homens e mulheres de 30 a 45 anos que praticam sexo oral sem proteção podem desenvolver, por meio do HPV, o câncer de cabeça e de pescoço. Para evitar que isso aconteça, vacine-se contra o HPV.
Em um lugar claro, com um espelho e uma pequena lanterna, use os seus dedos e sinta as peles do rosto, dos lábios e do pescoço para notar caroços, feridas, manchas ou algum tipo de irregularidade. Se encontrar algo, procure o seu dentista.
Ainda com os dedos, sinta os dois lados do seu pescoço e os apalpe. Veja a coloração e a saúde dos seus lábios, cheque a sua gengiva, o interior dos seus lábios, de cima a baixo, assim como a parte interna das suas bochechas.
Observe a sua língua, veja se ela se move com facilidade, se a coloração está normal. Em seguida, com os dedos, pegue a ponta dela e mova da direita para a esquerda, vendo os dois lados. Coloque a língua no céu da boca e veja a sua parte debaixo. Por fim, abra a boca e diga “Ahhhh”, observando o céu de boca e o fundo dela.
De qualquer maneira, seguem imagens + legendas do passo a passo. (Material produzido pela Colgate)
Vale ressaltar que o autoexame não substitui o exame clínico realizado por um profissional. Dessa forma, vá ao dentista frequentemente para saber se está tudo bem!
Se você gostou desse post, confira também: “Descubra o passo a passa para uma escovação dental perfeita”.
E você, já teve casos na família de tumores na boca ou na garganta? Como foi o diagnóstico? Esse conteúdo gerou mais alguma dúvida?
Aguardamos você!
Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada
2 Comments
Excelente matéria sobre Câncer de Boca!!!
Clara e objetiva…parabéns!!
Cara Raquel Lamonato,
Muito obrigado por sua participação.
Sua contribuição nos deixa muito felizes, pois estamos trabalhando para entregar informações úteis e relevantes para a Sociedade!
Por favor, fique conosco e contribua sempre!
Um grande abraço,
Equipe OrthoClínica