sensibilidade-dentaria-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Sensibilidade nos Dentes: O que é? Diagnóstico e Tratamento
14/04/2016
alimentos prejudiciais aos dentes-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Alimentos prejudiciais aos dentes
28/04/2016
Exibir tudo

Reabilitação Oral: O que Significa?

reabilitacao-oral-orthoclinica-dentista-sbc-abc

Reabilitação Oral

Nossos dentes são membros importantes do nosso corpo, não só porque propiciam o sorriso, mas também porque têm funções relevantes como a mastigação e a pronúncia das palavras, por exemplo. Por isso, quando há alguma anormalidade em relação aos dentes é necessário passar por Reabilitação Oral, que é um conjunto de procedimentos realizados de forma multidisciplinar, ou seja, por Dentistas de diferentes áreas, a fim de devolver ao paciente sua Saúde Bucal, as funções mastigatórias e restituir a estética.

Para saber se é necessário passar por Reabilitação Oral deve-se consultar um Cirurgião Dentista. Você poderá identificar, antecipadamente, se conhecer alguns problemas, como a falta de dentes, dores de cabeça frequentes, dores na face etc. A falta de dentes já é um forte indício de que há a necessidade de reabilitação, a avaliação do Dentista posicionará você sobre o que deve ser feito para melhorar a situação.

Como é feita a Reabilitação Oral?

O paciente passa por uma avaliação com o Dentista, que indicará quais outros profissionais devem ser consultados. Todos os procedimentos são realizados no próprio consultório. Dependendo da situação dos dentes do paciente, o tratamento pode levar entre 6 meses e um ano.

Em consenso, a equipe concluirá quais serviços são necessários como, Implantes, Próteses, Limpeza para remover Tártaro, Tratamento das Cáries, Restaurações, Facetas de Porcelana etc; e quais exames complementam a análise, a radiografia panorâmica é um deles. Também pode ser que os Dentistas necessitem de outros exames como análises clínicas, tomografias, hemograma e o que mais julgarem necessário para reabilitar o seu sorriso. Um molde de gesso das arcadas será realizado a fim de estudar a colocação de Próteses para que, esteticamente, os dentes restaurados fiquem bonitos e bem posicionados. Também para que fiquem funcionais e possam desempenhar harmoniosamente todo o trabalho que devem exercer.

Métodos de Reabilitação

Reabilitação Oral é composta por diferentes técnicas de tratamento, as Próteses são substitutos dos dentes naturais perdidos, existem as Próteses Fixas, Removíveis e Totais, conheça algumas:

  1. Implante: é a osseointegração, pois une o Implante feito de estrutura metálica de titânio ao osso e a Prótese é posta sobre o Implante. Explicando melhor, o Implante é o substituto da raiz do dente, sobre ele é fixada a Prótese.
  2. Osseointegração de carga imediata: quem tem perda de muitos dentes ou de toda a arcada (edentulismo) pode fazer o procedimento, que devolve a estética e o sorriso em, no máximo, 72 horas. Porém, o Dentista verificará se o paciente possui boa estrutura óssea, caso contrário, é possível fazer enxerto antes. A técnica é feita por meio da colocação de Implantes em pontos estratégicos do osso mandibular para que suportem a prótese que os recobrirá, sem a necessidade de fazer Implantes para cada dente perdido. As cargas imediatas fixas podem ser parafusadas, sendo que a remoção só é realizada pelo Dentista, as removíveis (overdenture) podem ser retiradas pelo próprio paciente para higienizá-las.
  3. Pivô: quando a parte externa do dente (coroa) está muito afetada, mas a raiz está preservada trata-se o canal e coloca um pino sustentado pela raiz para sustentar uma coroa protética.
  4. Faceta de Porcelana: para cobrir partes desgastadas, mal formadas, manchadas, escurecidas do dente etc, desgasta-se o mínimo possível do dente, aplica-se a faceta de porcelana.
  5. Lente de Contato: peças confeccionadas artesanalmente ou em impressora 3D, colocadas sobre o dente com cola especial.
  6. Próteses totais (dentaduras): dispositivos protéticos para substituir os dentes, porém a fixação é feita no osso gengival, podendo cair da boca, muitas vezes, quanto a estética é evidente de que se trata de uma prótese total.
  7. Pontes removíveis: peças protéticas para substituir um ou mais dentes. As parciais removíveis a grampo (comoroach) possuem grade metálica onde são fixadas as próteses e unidas por garras aos dentes vizinhos.
  8. Restaurações inlay/onlay de porcelana: depois da cárie tratada, o dentista prepara o dente para receber uma prótese. Enquanto em confecção em um laboratório, realiza-se uma obturação provisória. Após confecção da peça, ela é montada e colada com cimento apropriado.

Existem várias soluções para a Reabilitação Oral, porém este post contém algumas técnicas. Só o Dentista é capaz de avaliar cada caso e discutir com o paciente os métodos apropriados à sua condição bucal e a viabilidade financeiramente.

Consulte seu Dentista e juntos escolham as possibilidades que existem para o seu caso.

E você, tem algum comentário para enriquecer este Blog Post? Lembrando que se você tiver alguma dúvida ou sugestão, nós contamos com a sua colaboração. Escreva para nós! Sua opinião é sempre importante para nos ajudar a melhorar ainda mais nossos conteúdos!

Se este Post foi útil para você, temos certeza de que você gostará deste outro conteúdo: “Como escovar os dentes corretamente”.

Até a próxima!

Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada

cta_recompensa_blog_ortho-sbc

 

Os comentários estão encerrados.