Quem já sentiu aquela dor aguda e curta ao ingerir bebidas quentes ou geladas, ou no momento em que mordeu algum alimento açucarado ou ácido, sabe o quanto é ruim ter dentes sensíveis. A Hipersensibilidade Dentinária, conhecida popularmente como “Sensibilidade nos Dentes”, ocorre quando o esmalte do dente se torna mais fino, quando a gengiva retrai e expõe a raiz, por conta de cárie, gengivite ou quando uma restauração cai.
Alguns hábitos ajudam na retração da gengiva, a escovação agressiva, muito frequente e com escova desapropriada é um deles. As inflamações na gengiva também contribuem para deixar a raiz exposta. Bruxismo (ranger os dentes) e briquismo (apertá-los) colaboram com o desgaste do esmalte. A idade também é um fator contribuinte na retração gengival, os mais idosos passam por isso.
O paciente indicará ao dentista em qual dente sente a dor, se há piora com calor, frio, ácidos ou açúcares. A partir dessa prévia informação, realiza-se anamnese (segundo o dicionário Aulete “histórico de uma doença feito pelo médico com base nas informações colhidas com o paciente”) e inspeção clínica minuciosa.
Antes de iniciar o tratamento, o dentista verificará se o paciente realmente sofre de “Sensibilidade nos Dentes” ou se há outro motivo para a dor, por exemplo, restaurações defeituosas. Após diagnóstico, o dentista poderá realizar o tratamento no consultório ou orientar o paciente a fazê-lo em casa, dependendo do estado do dente.
Se a sensibilidade ocorrer em local isolado, trata-se o problema no consultório, porém se for generalizado, usa-se cremes dentais e antissépticos específicos para o problema, em casos mais graves, pode-se até aplicar tratamento endodôntico, sendo uma cirurgia para cobrir a raiz do dente.
Em alguns casos é possível alcançar bons resultados com o tratamento a laser. Verniz e gel com flúor são métodos usados para fortalecer a superfície. É possível fazer restauração com resina para encobrir a parte exposta.
Em 1958, a Associação Médica Americana aprovou o uso de hipnose em Odontologia e Medicina. Muitos pacientes reduziram a hipersensibilidade por meio da técnica de hipnose.
Outros tratamentos já estão disponíveis, mas apenas o dentista poderá indicar o que for melhor para cada caso.
É possível prevenir-se da “Sensibilidade nos Dentes”, com algumas mudanças:
O que você achou deste Post, ele esclareceu suas dúvidas? Você já fez tratamento para combater a “Sensibilidade Dentária”? Não deixe de comentar, queremos saber tudo o que vc tem para falar!
Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada
2 Comments
Boa tarde .Adorei algumas coisas eu ja sabia outras fiquei sabendo agora o que voceis fazem e muito importante.Tive muito tempo medo de dentista, pelo motorzinho e aquele cheiro de queimado ..Tive uma dor insuportavel depos de uns dias que tive nene,.agora vou comecar meu tratamento.
Cara Andrea Calil, boa tarde!
Muito obrigado por sua participação!
Esperamos que vc esteja recuperada e bem!
Estamos à disposição, ok?
Um grande abraço,
Equipe OrthoClínica