A Dor de Dente, provocada pela Cárie, faz parte da lista das piores dores do mundo, segundo o Jornal A Tribuna, veiculado em outubro de 2015. Essa dor incômoda e insuportável é causada pela decomposição do esmalte do dente. As bactérias que já vivem na nossa boca digerem os restos alimentares, produzindo substâncias ácidas que descalcificam o esmalte, sem tratamento pode produzir uma cavidade capaz de penetrar na dentina, dirigindo-se à polpa e levar à perda do dente.
A Cárie é uma doença infectocontagiosa (produz infecção e é transmissível por contato – vc sabia disto?) que ataca a população mundial. Em alguns países existem mais controles e cuidados; em outros, o subdesenvolvimento ainda é um dos responsáveis pela abrangência da doença. A população dos países menos desenvolvidos carecem informação e também não tem recursos financeiros suficientes para ter acesso aos serviços odontológicos. Já que é uma doença e há possibilidades de prevenir-se e de combatê-la, vamos falar mais sobre isso? Continue lendo!
Os dentes revelam o status social e profissional de um indivíduo. Pesquisas mostram que dentes bonitos e saudáveis dão mais segurança a quem os têm. O que os leva a progredir em várias áreas de suas vidas. Por isso, descubra os tipos de Cárie para que você procure seu dentista a tempo de combatê-la:
Nosso estilo de vida influencia em tudo no nosso corpo, a alimentação saudável não é boa só para controlar o peso, pressão arterial etc, o que levamos à boca também é responsável pelo aparecimento ou controle das Cáries. Saiba quais são os alimentos que auxiliam a manter os dentes saudáveis, confira o post sobre “Saúde Bucal: Conheça os maiores vilões do seu Sorriso”.
O açúcar é um vilão! Infelizmente, os alimentos que afetam a Saúde Bucal são doces ao paladar, mas amargos à saúde dos dentes, entre eles estão as balas, chicletes, bolachas, salgadinhos; chá e café açucarados também entram no rol dos malfeitores do sorriso. Alimentos ácidos são prejudiciais.
A boa escovação é, sem nenhuma dúvida, uma ótima aliada no combate à Cárie. Dentes mal escovados aumentam a produção dos ácidos pelas bactérias. A boa notícia é que se você buscar a ajuda de um dos nossos dentistas da Orthoclínica aprenderá a realizar a escovação adequada. Caso queira saber mais, clique aqui!
Na gravidez é necessário ficar atenta aos dentes. As alterações hormonais também provocam inflamação e risco de infecção na gengiva.
Precisamos falar também sobre o tabaco, pois o ato de fumar causa inflamações nas gengivas, aumento de cáries, enfraquecimento e o pior dos males: Câncer. Não tem jeito, se você fuma, está criando um ambiente propício ao desenvolvimento da Cárie.
Algumas doenças, além dos desconfortos que causam, também deixam os dentes desprotegidos. É o caso da diabetes, pois reduz a resistência do organismo. Combata a Cárie escovando bem os dentes e mantendo os cuidados necessários.
Visite regularmente seu dentista, pelo menos, uma vez a cada seis meses. O profissional analisará os dentes e, se necessário, realizará intervenção, ou apenas a profilaxia.
O efeito colateral de alguns medicamentos pode contribuir para aparecer a Cárie. Alguns diminuem a produção de saliva na boca, por isso, nunca se automedique, converse com seu médico sobre todos os efeitos que sente com o uso da medicação. Você mudará esse quadro se beber água muitas vezes. Mantenha a hidratação em dia, o corpo todo agradece.
Utilize frequentemente o fio dental, assim você poderá tirar os restos de alimentos que se mantiveram mais resistentes à escovação ou bochecho, evitará a formação de placa bacteriana e manterá a gengiva limpa.
Quem usa aparelho ortodôntico deve dobrar a higiene dos dentes, pois os restos alimentares se fixam mais facilmente aos bráquetes e ao fio ortodôntico.
O segredo para manter sua boca saudável é a escovação aliada à boa alimentação, ok?
Ficou alguma dúvida a respeito da Cárie e seus males? Não deixe de comentar, queremos saber tudo o que vc tem para falar!
Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada
2 Comments
Legal esta Matéria, esclarece muita coisa, abcs.
Caro Flavio, bom dia!
Ficamos felizes que tenha gostado.
Muito obrigado por sua participação!
Um grande abraço e até breve!
Equipe OrthoClínica