bruxismo-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Bruxismo: O que é e como afeta a minha vida?
26/11/2015
lente-de-contato-faceta-porcelana-orthoclinica-dentista-sbc-abc
Lente de Contato Dental e Faceta de Porcelana
07/01/2016

O que é Periodontite Juvenil (Piorréia)

o-que-e-periodontite-juvenil-(piorreia)

Entenda a Periodontite Juvenil.

A Periodontite, também conhecida como Piorréia, é uma infecção causada por bactérias que atacam as estruturas apoiadoras dos dentes. As gengivas, o osso alveolar e o ligamento periodontal são as regiões afetadas pela doença.

Crianças recém-nascidas e até com quatro anos de idade podem ter a Periodontite em dentes de leite, o que é um caso raro conhecido como Periodontite pré-puberal. Já a Piorréia Juvenil pode surgir em adolescentes e de maneira mais leve e moderada em seus sintomas. A doença costuma ser mais corriqueira em meninas de 11 a 13 anos de idade, mas também pode atingir adolescentes dos 10 a 19 anos e na fase adulta.

Sintomas

Entre alguns dos sintomas podemos notar hemorragias, halitose, feridas, dentes que se mexem, pus nas gengivas, sangramentos na escovação e na hora de se alimentar e dores nos dentes e na cabeça.

Causas

O que mais causa a Piorréia é a formação de placa bacteriana e de tártaro ao redor dos dentes. Ela pode danificar tecidos gengivais e até ocasionar a perda dos dentes se não tratada de maneira correta. O principal motivo da placa e do tártaro ao redor da arcada dentária é a má higienização bucal. O tabagismo, doenças envolvendo o sistema imunológico, como o HIV, o câncer e o uso de alguns remédios também podem fazer com que a Periodontite apareça. Normalmente, os dentes mais danificados são os incisivos e os molares.

Tratamentos

Para se tratar a Piorréia é preciso limpar a região dos dentes para eliminar as chances dos ossos serem comprometidos pela placa ou pelo tártaro. Há também o processo de alisamento radicular, que limpa a superfície da raiz do dente, eliminando assim o acúmulo de toxinas, de bactérias e de tártaro e o uso de lasers que destroem microorganismos patogênicos. O consumo de antibióticos para tratar de infecções provenientes da Periodontite são recomendados, no entanto, contra indicados caso a paciente esteja grávida.

Em casos cirúrgicos, a redução da bolsa periodontal, os enxertos ósseos e de tecidos, a regeneração tecidual guiada (que é a regeneração dos ossos) e a aplicação de gel na raiz do dente para a matriz do esmalte, que irá fortificar os dentes, podem ser pensados pelo Dentista, dependendo do quadro clínico de cada paciente.

É de essencial importância escovar os dentes todos os dias, após todas as refeições, e utilizar o fio dental, além de fazer limpezas com o seu dentista, pelo menos, de seis em seis meses no consultório.

Gostou deste Post? Então fique em dia com a sua Saúde Bucal e leia também “Câncer de Boca: uma doença silenciosa e fatal”. Lembre-se: Sua colaboração é muito importante para nós da OrthoClínica! Participe do nosso blog tirando suas dúvidas ou nos enviando críticas e sugestões.

1. Raquel Lamonato disse:

Como sempre excelente matéria.
    Parabéns!!!!

Prezada Raquel,
      Ficamos felizes com seu comentário.
      Nosso objetivo é entregar conteúdos de qualidade para a sociedade!
      Caso haja algum assunto do seu interesse, envie para “dr.jamil@orthoclinica.net”, para que possamos abordar!
      Mais uma vez, nosso muito obrigado e fique conosco!