A Gengiva Ulcerativa Necrosante, também conhecida pela sigla GUNA e chamada de Angina de Vicent, “boca de trincheira” ou “gengivite de Vicent”, é uma infecção originada por bactérias que ataca os tecidos da gengiva (interdental e marginal) e que pode gerar úlceras ou a necrose da região. Caso a problema atinja os tecidos periodontais, a doença pode ser chamada de PUN (Periodontite Ulcerativa Necrosante).
Na década de 80 e de 90, a doença também era associada a quem tinha o vírus HIV – devido à baixa resistência imunológica que a doença pode causar, facilitando o surgimento da GUNA.
O problema pode atingir crianças subnutridas, adolescentes que estejam passando por problemas emocionais ou adultos que estejam com um sistema imunológico enfraquecido por inúmeras razões e também que fumem.
O paciente pode se queixar de um gosto ruim de metal na boca, causando o mau hálito, o aumento na produção de saliva, hemorragia nas gengivas, febre, mal estar, irritabilidade, entre outros sintomas. Por isso, se você começar a sentir esse tipo de gosto na boca, procure imediatamente um dentista.
Na maior parte das vezes, a falta de higienização dos dentes é a principal responsável pela Gengiva Ulcerativa Necrosante Aguda. As causas da infecção podem ocorrer, além de uma baixa resistência imunológica, pelo estresse e por uma má higiene bucal. O interior da boca pode ficar inchado e bastante vermelho.
O melhor tratamento ainda é a prevenção. Com uma boa higienização dos dentes, ou seja, escová-los todos os dias, após cada refeição e usar o fio dental, além de consultar um dentista regularmente, você poderá prevenir não só a GUNA, mas também o surgimento de cáries e de doenças periodontais na fase da infância. Os pais precisam conscientizar as crianças que quanto mais elas cuidarem dos dentes menos problemas terão no futuro com a própria saúde bucal.
Além disso, processos de irrigação e de debriadamento das regiões afetadas são outras formas de tratamento das áreas necrosadas. O uso de enxaguantes bucais, de analgésicos e entender os motivos pelos quais o sistema imunológico do paciente está enfraquecido também podem ajudar.
Caso o mal não seja tratado, a gengiva pode ser afetada de maneira grave, com o surgimento de depressões na área marginal e de outros tecidos, como os das bochechas, dos lábios e dos ossos perto das mandíbulas, assim como o aparecimento de bordas grossas na gengiva e o surgimento de pseudomembranas de coloração acinzentada sobre as áreas afetadas.
E você, já sentiu algo parecido? Fique atento, ok?
Gostou deste Post? Então fique em dia com a sua Saúde Bucal participando do “QUIZ | Mitos e Verdades”.
Lembre-se: Sua colaboração é muito importante para nós da OrthoClínica! Participe do nosso blog tirando suas dúvidas ou nos enviando críticas e sugestões.
Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada