Será que você está fazendo corretamente a sua Higiene Bucal? Pode parecer uma tarefa simples, mas muita gente comete erros básicos, que acabam por prejudicar sua Saúde Dental sem que saibam. Afinal, o acúmulo de resíduos de comida entre a gengiva e os dentes é a principal causa de cáries e outros tipos de doença, como a Periodontite.
Se você quer saber quais erros são esses, continue lendo este texto e veja se você está acertando na hora de proteger seus dentes.
Apesar de termos ouvido a vida toda de que devemos escovar os dentes logo após as refeições, na prática isso não é tão bom assim. O ideal a ser feito, nestes casos é realizar primeiro um bochecho com água. Dessa forma é diminuída a acidez da boca e só então partir para a escovação. Assim, fica mais fácil de fazer a higiene bucal e também mantém o esmalte dos dentes protegido.
Não é comum as pessoas aplicarem muita força para escovar os dentes, afinal quanto mais força for aplicada, mais resíduos são removidos e maior é o Clareamento Dental, certo? Errado! Quando colocamos muita força na escovação, acabamos prejudicando o esmalte dental, que funciona como uma “capa protetora” de bactéria para nossos dentes. Ou seja, força não é necessária para escovar os dentes. Para que a limpeza fique bem feita, escove fazendo movimentos leves e circulares. Caso você não consiga controlar a sua força, recomendamos que utilize escovas elétricas ou com sensores de pressão.
É natural começarmos a escovar os dentes empolgados, e em pouco tempo ficarmos desmotivados, o que nos leva a escovar mal alguns dentes, ou até mesmo esquecer alguns. Para que isso não aconteça e a sua Saúde Bucal não seja prejudicada, divida a boca em 4 partes (esquerda, direita, em cima e em baixo), escove pelo menos 30 segundos cada uma destas partes. A língua também deve ser escovada. Dessa forma, você mantém uma boca saudável e livre de cáries.
Sabemos que a escovação não é a atividade mais agradável e prazerosa do mundo. E, na maioria das vezes, acabamos fazendo por mera obrigação. Por este motivo acabamos escovando rapidamente os dentes – para se ver livre logo dessa tarefa.
Mas saiba que para uma escovação ser completa e bem feita, ela não pode demorar menos do que 2 minutos. Portanto, não tenha pressa! Afinal, 1 minuto a mais nesta atividade, pode trazer muitos benefícios para a saúde dos seus dentes e evitar muitos incômodos futuros.
Aqui é mais um erro que as pessoas cometem por pressa e que deveriam dar mais atenção. Quando lavamos bastante a boca, eliminamos resíduos de comida que formam as placas bacterianas, por este motivo é indicado fazer bochechos com água limpa e fria antes e após a escovação.
A troca da escova de dentes deve ser feita no mínimo 4 vezes ao ano, ou quando as cerdas apresentarem deformações. Uma escova de dentes muito usada, além de não cumprir corretamente o seu papel, ela pode acumular bactérias, principalmente se não for lavada corretamente.
Esses 6 erros podem comprometer gravemente a sua Saúde Dental. Você comete algum deles? Se sim, quando for escovar os dentes da próxima vez, faça isso com um pouco mais de cuidado e paciência para obter uma escovação perfeita e evitar problemas futuros. Se você quer saber mais detalhes sobre escovação, baixe gratuitamente o nosso Guia Essencial Contra Mau Hálito você vai gostar muito mesmo!
Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada
2 Comments
Achei a leitura muito gratificante e fiquei surpresa ao saber que em SBCampo temos uma clínica tão avançada
no campo da estética .Parabéns ao Dr Jamil pela eficiência e dedicação à sua profissão e sempre aumentando
seus conhecimentos profissionais.
Cara Rachel, bom dia!
Muito obrigado por sua participação!
Sim, temos muitas alternativas para deixar os dentes cada dia mais perfeitos!
Obrigado pelas palavras!
Um grande abraço!
Dr. Jamil Stracieri