Dentes desalinhados, desgastes anormais, problemas para abrir e fechar a boca, dificuldades na higiene bucal, dentre outros incômodos que uma má formação dental pode trazer para nossa vida, podem ser resolvidos com uso do Aparelhos Ortodônticos.
Você passa por alguma dessas dificuldades e deseja se ver livre para sorrir normalmente? Então, leia com atenção este artigo e veja como que o Aparelho Dentário pode solucionar este seu problema.
Os Aparelhos Ortodônticos são divididos basicamente em duas categorias: os Aparelhos Fixos e os Aparelhos Removíveis. Os Aparelhos Fixos são utilizados para mover os dentes no osso, promovendo um melhor alinhamento dos dentes e apenas o Ortodontista pode colocá-lo e retirá-lo. Já os Aparelhos Removíveis, o paciente pode pôr e tirar quando quiser, eles são apenas encaixados e dependem da colaboração de quem está usando para fazer efeito.
Os Aparelhos Removíveis podem ser Ortodônticos para realizar pequenas movimentações dentárias, ou Ortopédicas, que consertam alterações ósseas de crescimento, utilizado em crianças: “Veja aqui os diversos tipos de aparelhos existentes no mercado”.
Muitas pessoas esperam “crescer” para corrigir os dentes, mas a idade ideal para começar a correção é a partir dos 8 anos. Nesta idade, a criança está em desenvolvimento, o que garante ótimos resultados na correção de hábitos viciosos, respiração oral, sucção digital e interposição lingual.
Apesar do uso ser recomendado para crianças, cada vez mais adultos têm procurado o tratamento com Aparelho Dentário, em busca de um sorriso perfeito obtendo ótimos resultados.
Para que o Ortodontista coloque o aparelho e você comece a buscar o sorriso perfeito, é necessário passar por algumas etapas. Veja em detalhes cada uma delas.
Nesta etapa o dentista faz uma avaliação e checa a necessidade do uso do aparelho, o tipo indicado para o tratamento e apresenta um diagnóstico.
Nesta etapa são feitos diversos exames solicitados pelo dentista para que ele saiba exatamente o diagnóstico e tenha informações precisas para fazer o planejamento do tratamento.
São diversos os tipos de aparelhos que podem ser usados, cada um serve para corrigir um problema diferente.
Muitas vezes, pode ser que aconteça de ter a necessidade de um aparelho móvel para auxiliar o tratamento, no caso de aparelhos que servem para abrir a arcada para se colocar o aparelho fixo, por exemplo.
O Ortodontista precisa fazer ajustes periódicos durante o tratamento. Nestas visitas ele fará uma avaliação do que precisará ser feito para dar continuidade no tratamento..
Após retirar o aparelho fixo, caso este seja utilizado, paciente deve ficar um tempo em observação. Neste período é necessária a utilização de um aparelho de contenção, até que os dentes se posicionem corretamente.
O Aparelho Dentário, tanto o Fixo, como o Removível, pode ser utilizado em qualquer fase da vida, obtendo ótimos resultados para quem busca um sorriso perfeito e solucionar problemas de desgastes irregulares, digestivos e até mesmo respiratórios.
E você? Ainda tem alguma dúvida sobre o Aparelho Dentário? Deixe para a gente nos comentários.
Aproveitando, confira este Post super visitado, onde falamos sobre “Aparelho Ortodôntico: Tudo o que vc precisa saber!”
Mantenha a sua boca saudável, e sorria muito. Até a próxima!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada