O Clareamento Dental é um procedimento estético odontológico muito comum e com ótimos resultados. Optar por tal intervenção ajudará muito na sua estética e proporcionará um sorriso único. Mesmo popular, ainda existem muitas dúvidas acerca do Clareamento de Dentes. Para lhe ajudar a entender mais sobre o procedimento, esclarecemos cinco coisas que você precisa saber antes de clarear os dentes.
O Clareamento Dental na verdade não age sobre o osso do dente e, por esse motivo, pode acontecer um ou outro procedimento onde a brancura desejada não é alcançada. Explicando melhor, o tratamento atua sobre o esmalte do seu dente. Ele satura essa camada com a finalidade de deixá-la a mais clara possível.
Quanto mais mineralizado for o esmalte dos seus dentes, mais branca ficará sua arcada dentária. Para quem tem o esmalte mais translúcido, haverá bons resultados, claro, mas o tom amarelado ainda permanecerá. É preciso estar ciente dessa possibilidade e conversar com o seu dentista antes de tomar a decisão.
O Clareamento Dental é todo feito no consultório do seu dentista, mas o tratamento continua também fora dele. No dia a dia é importante que você tome alguns cuidados com os dentes para não os manchar ou causar outros danos.
Você precisará utilizar uma pasta de dentes diferenciada, um enxaguante bucal indicado pelo seu médico e também seguir uma dieta própria para quem faz esse tipo de tratamento. Alimentos que mancham os dentes, ingerir bebida alcóolica e fumar, por exemplo, atrapalham completamente o Clareamento Dental.
É importante não confundir com o Clareamento Dental caseiro, vendido em lojas de cosméticos e farmácias. Esse pode, inclusive, resultar em danos à sua arcada dentária caso não seja aplicado corretamente.
O Clareamento Dental que é feito em casa, deve ser orientado pelo seu dentista e aplicado em uma moldeira de silicone feita exclusivamente para você. Você a usará diariamente, de acordo com as recomendações médicas, por aproximadamente 1 mês. Também não são todos os casos hábeis para essa opção. Somente seu dentista analisará o caso e recomendará o melhor tratamento para você.
Não é todo mundo que poderá fazer um Clareamento Dental. Saber como o procedimento funciona lhe levará sempre à melhor opção. Por exemplo, pessoas com dentes muito sensíveis terão o pedido para clarear os dentes negado.
Outro perfil que também não se encaixa nesse tipo de tratamento é quem passou por restaurações em demasia. O Clareamento Dental não responde positivamente sobre a resina, então você não terá efeitos positivos.
Por último, pessoas que têm dentes manchados por antibióticos específicos – como a tetraciclina -, além de mulheres grávidas também não poderão fazer Clareamento Dental.
Esse é um mito muito difundido sobre Clareamento Dental, mas o procedimento não deixa seus dentes sensíveis. Durante o tratamento a sensibilidade dos dentes aumenta, mas ela não é permanente. Com a aplicação de flúor, essa sensação se isolará com o passar do tempo.
Tiramos algumas dúvidas sobre o Clareamento Dental? Diz para nós, nos comentários, se você está mais seguro para começar o seu tratamento!
Aproveita também e faça o download do nosso Ebook gratuito sobre Clareamento Dental. Você aprenderá ainda mais sobre o procedimento!
Até breve!
Equipe OrthoClínica Odontologia Integrada